Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freitas, Kátia Siqueira de | - |
dc.contributor.author | Schwingel, Mara | - |
dc.creator | Schwingel, Mara | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T18:49:25Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T18:49:25Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10264 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa analisou o exercício da autonomia e o processo participativo de uma escola pública de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, da rede municipal de Salvador. Foram considerados os dispositivos legais vigentes, o envolvimento das comunidades escolar e local na tomada de decisões e o impacto no exercício da autonomia nos processos administrativo, pedagógico e financeiro. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, na forma de Estudo de Caso, pela possibilidade da visão interpretativa, naturalista, na qual o foco de investigação foi a significação que os atores envolvidos atribuíram à participação, e à prática da autonomia. A pesquisa foi realizada no período de julho/04 a dezembro/06 e a análise dos dados evidenciou que há uma relativa autonomia e participação das comunidades escolar e local nos aspectos administrativo, pedagógico e financeiro da E. M. Girassol. Conclui-se, verificando que é muito importante que sejam criadas oportunidades para que as comunidades escolar e local aprendam a exercer a autonomia e a participarem das decisões da unidade escolar, tendo em vista não só os aspectos legais, mas considerando também o referencial teórico, a experiência da participação e o exercício da autonomia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Autonomia e participação na escola pública municipal de Salvador: verso e reverso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.