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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rosa, Dora Leal | - |
dc.contributor.author | Silva, Anuska Andréia de Sousa | - |
dc.creator | Silva, Anuska Andréia de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T18:40:30Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T18:40:30Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10261 | - |
dc.description | 160f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetivou avaliar o Programa UFBA em Campo – ACC através da perspectiva dos egressos dos cursos de graduação da UFBA. Para orientar a pesquisa, foram definidos seis objetivos. O primeiro objetivo foi entender que concepção de extensão e de intervenção social a UFBA possui. O segundo foi verificar se há articulação entre as atividades de ACC e as de ensino e pesquisa e como isso se processa. O terceiro foi examinar a existência de articulação das temáticas de ACC com os problemas sociais. O quarto concerniu em descrever as políticas existentes na UFBA para o desenvolvimento da ACC e se existem incentivos institucionais e/ou de outras fontes. O quinto procurou entender como é a participação dos estudantes nas ACC’s. Por último, buscou-se examinar qual a contribuição da ACC na formação do estudante. A pesquisa realizada através da pesquisa bibliográfica, da metodologia do Survey e da pesquisa documental verificou que a UFBA utiliza o mesmo conceito elaborado pelo Plano Nacional de Extensão Universitária, com a ACC em sua essência articulando as funções essenciais da Universidade, em consonância com os problemas sociais. A pesquisa apontou ainda que a Universidade possui políticas institucionais para o desenvolvimento da ACC (política de parceria, política de avaliação e a flexibilização curricular) e que o programa desempenha um papel importante no trajeto curricular do estudante, contribuindo para formação ética, profissional, cidadã e humanitária. Em função dos resultados obtidos, recomendou-se a utilização dos dados desta pesquisa para que a gestão do programa implante um sistema permanente de acompanhamento e avaliação com representação da comunidade, do corpo discente e docente. Aconselhou-se também que a ACC seja utilizada para reconceptualização do currículo, auxiliando o projeto da Universidade Nova no âmbito da UFBA. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Flexibilização curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Institutional evaluation | pt_BR |
dc.subject | University extension | pt_BR |
dc.subject | Curriculum flexibility | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.title | O Programa UFBA em Campo – ACC: sua contribuição na formação do estudante | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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