Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Dora Leal-
dc.contributor.authorSilva, Anuska Andréia de Sousa-
dc.creatorSilva, Anuska Andréia de Sousa-
dc.date.accessioned2013-05-03T18:40:30Z-
dc.date.available2013-05-03T18:40:30Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10261-
dc.description160f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou avaliar o Programa UFBA em Campo – ACC através da perspectiva dos egressos dos cursos de graduação da UFBA. Para orientar a pesquisa, foram definidos seis objetivos. O primeiro objetivo foi entender que concepção de extensão e de intervenção social a UFBA possui. O segundo foi verificar se há articulação entre as atividades de ACC e as de ensino e pesquisa e como isso se processa. O terceiro foi examinar a existência de articulação das temáticas de ACC com os problemas sociais. O quarto concerniu em descrever as políticas existentes na UFBA para o desenvolvimento da ACC e se existem incentivos institucionais e/ou de outras fontes. O quinto procurou entender como é a participação dos estudantes nas ACC’s. Por último, buscou-se examinar qual a contribuição da ACC na formação do estudante. A pesquisa realizada através da pesquisa bibliográfica, da metodologia do Survey e da pesquisa documental verificou que a UFBA utiliza o mesmo conceito elaborado pelo Plano Nacional de Extensão Universitária, com a ACC em sua essência articulando as funções essenciais da Universidade, em consonância com os problemas sociais. A pesquisa apontou ainda que a Universidade possui políticas institucionais para o desenvolvimento da ACC (política de parceria, política de avaliação e a flexibilização curricular) e que o programa desempenha um papel importante no trajeto curricular do estudante, contribuindo para formação ética, profissional, cidadã e humanitária. Em função dos resultados obtidos, recomendou-se a utilização dos dados desta pesquisa para que a gestão do programa implante um sistema permanente de acompanhamento e avaliação com representação da comunidade, do corpo discente e docente. Aconselhou-se também que a ACC seja utilizada para reconceptualização do currículo, auxiliando o projeto da Universidade Nova no âmbito da UFBA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectFlexibilização curricularpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectCurriculum flexibilitypt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleO Programa UFBA em Campo – ACC: sua contribuição na formação do estudantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ Anuska Silva.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.