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dc.contributor.advisorVerhine, Robert Evan-
dc.contributor.authorSantos, Raimundo Bonfim dos-
dc.creatorSantos, Raimundo Bonfim dos-
dc.date.accessioned2013-05-02T16:11:51Z-
dc.date.available2013-05-02T16:11:51Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10241-
dc.description.abstractO tema central desta tese é a Cooperativa ? Escola, a qual é aqui identificada como instituição de natureza social que, de um lado, propicia a formação ampla do indivíduo e, do outro, funciona como instrumento de geração de posto de trabalho (emprego) e renda. Contudo, a questão que desponta é qual a categoria de Cooperativa-Escola que potencializa o trabalho educativo e, simultaneamente, a geração de emprego e renda? Esta questão desloca a investigação para outro ângulo na busca de encontrar mecanismo que responda às indagações que emergiram do problema. Nesse sentido, elaborou-se um Modelo de Avaliação, partindo da concepção de que o processo de construção do conhecimento assenta-se na informação pré-existente e é nutrido pela relação teoria-empiria. Daí, foram definidos os constructos, figurados nos eixos básicos: Cooperativa e scola. No constructo Cooperativa foram identificados quatro vetores básicos: o administrativo, o econômico, o social e a participação. No constructo Escola foram istinguidos três fatores como determinantes do seu desempenho: ambiência fsica escolar, corpo docente e operacionalidade. Para efeito de validação, o modelo foi testado nas unidades escolares do Estado da Bahia. Os principais resultados foram: a maioria das unidades nasceu no modelo cooperativa de pais, posteriormente avançou para o misto; atualmente, a categoria cooperativa de docente surge com tendência de hegemonia; as melhores condições para funcionamento de Cooperativa-Escola são as cidades com população entre 41.000 e 135.000 habitantes e, inversamente do esperado, os municípios com maior contingente de população e renda não se constituem no principal mercado para operação. No constructo Cooperativa, a categoria docente foi a que apresentou maior eficiência na gestão, sobressaindo a unidade de Nazaré, na primeira colocação; no constructo Escola, a categoria cooperativa de pais foi a mais destacada, ficando a unidade de Barreiras com a melhor posição. Enfim, o Modelo de Avaliação proposto apresentou pertinência e mostrou condições de identificar as conexões dos fenômenos que integram o problema, revelando e decodificando a realidade em estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectCooperativapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCooperativa de paispt_BR
dc.subjectCooperativa de docentespt_BR
dc.subjectCooperativa mistapt_BR
dc.subjectCooperativept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectHybrid cooperativept_BR
dc.subjectTeachers? cooperativept_BR
dc.subjectParents? cooperativept_BR
dc.titleModelo de avaliação de cooperativa - escola: instrumental testado nas unidades escolares da Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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