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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.author | Fressato, Soleni Biscouto | - |
dc.creator | Fressato, Soleni Biscouto | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-02T16:09:50Z | - |
dc.date.available | 2013-05-02T16:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10240 | - |
dc.description | 282f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto da presente pesquisa é a representação das práticas culturais caipiras no cinema de Amacio Mazzaropi, sendo seus conceitos norteadores os vinculados às noções de cultura, cultura popular e cultura de massa. O corpo teórico possui como fundamento principal a obra A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais de Mikhail Bakhtin. Nela o autor explica que a cultura popular, pautada pelo cômico, utiliza-se do deboche e da sátira como uma forma de resistência aos valores e à ideologia dominante. Dos 32 filmes de Mazzaropi foram escolhidos Chico Fumaça (1958), Chofer de praça (1958), Jeca Tatu (1959) e Tristeza do Jeca (1961). Nesses filmes foi representada a realidade social dos caipiras, inclusive a relação conflitiva com os proprietários de terra e com os hábitos e costumes citadinos. A partir da análise desses filmes, podemos afirmar que a cultura popular neles representada caracteriza-se pela ambigüidade, algumas vezes subordinando-se, em outras se rebelando contra os valores dominantes e as regras instituídas. Quanto ao método, os seus filmes foram analisados à luz do período em que foram produzidos, ou seja, no contexto de hegemonia da política e ideologia desenvolvimentista, no entanto, não compactuando com suas propostas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Realidade social | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular caipira | pt_BR |
dc.subject | Ideologia desenvolvimentista | pt_BR |
dc.subject | Riso | pt_BR |
dc.subject | Crítica social | pt_BR |
dc.subject | Comedy | pt_BR |
dc.subject | Social critic | pt_BR |
dc.subject | Developmentalist ideology | pt_BR |
dc.subject | Mazzaropi’s cinema | pt_BR |
dc.subject | Movies | pt_BR |
dc.subject | Social reality | pt_BR |
dc.subject | Popular culture caipira | pt_BR |
dc.title | Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi e a leitura crítica do conceito pelas Ciências Sociais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGCS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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