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dc.contributor.advisorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorCarvalho, Leonardo Sanches de-
dc.creatorCarvalho, Leonardo Sanches de-
dc.date.accessioned2013-05-02T14:32:27Z-
dc.date.available2013-05-02T14:32:27Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10227-
dc.descriptionp. 1-114pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a analisar potencialidades e vantagens de uso da modelagem e simulação computacional em operações logísticas complexas como ferramenta de auxílio à tomada de decisões. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma organização industrial baiana, localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari, onde se aplicou a ferramenta segundo o método de desenvolvimento de projetos de simulação computacional proposto por Law & Kelton (1991). O desenvolvimento do projeto de simulação foi focado nas operações logísticas de carregamento e expedição de caminhões com produtos a granel e embalados (sacaria ou tambores). Essas operações foram caracterizadas de alta complexidade devido a fatores como: existência de carregamentos mistos, diversos pontos de carregamentos, problemas de contra-fluxo de caminhões, além de questões relacionadas à segurança industrial, pelo fato de existir grande fluxo de caminhões próximo a áreas de produção. Por conta de sua proposta de estudo, essa dissertação tem como substrato teórico uma abordagem sobre a logística e sua evolução, processos de tomada de decisões em cenários complexos, além de uma abordagem dos principais conceitos da modelagem e simulação computacional. No desenvolvimento da pesquisa, foram identificadas diversas aplicações vantajosas da modelagem e simulação computacional, no entanto, decidiu-se focar na minimização do contra-fluxo de caminhões existente. Daí a criação do índice de contra-fluxo e sua metodologia de obtenção usando a ferramenta de modelagem e simulação computacional. Após a análise dos resultados da simulação, em diversos cenários desenvolvidos e do entendimento sistêmico da situação em estudo, identificou-se como oportunidade de melhoria a relocação de um armazém, a transferência de alguns produtos críticos (grande demanda) para outra área de carregamento, além da implantação de duas novas balanças rodoviárias. A partir da análise dos resultados obtidos e das conclusões efetuadas é possível ter-se uma idéia clara das vantagens e potencialidades do uso da modelagem e simulação computacional como ferramenta de apoio em processos decisórios complexos nas operações logísticas de unidades industriais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/1313.pdfpt_BR
dc.subjectModelagem e Simulação Computacionalpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.subjectModeling and Computational Simulationpt_BR
dc.subjectLogisticpt_BR
dc.subjectDecision Makingpt_BR
dc.titleAnálise das potencialidades e vantagens do uso da simulação computacional em operações logísticas complexas, como ferramenta de auxílio à tomada de decisões: estudo de caso em uma organização industrialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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