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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.advisorPais, José Machado-
dc.contributor.authorFalcão, José Luiz Cirqueira-
dc.creatorFalcão, José Luiz Cirqueira-
dc.date.accessioned2013-04-30T20:29:49Z-
dc.date.available2013-04-30T20:29:49Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10203-
dc.description408 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo principal criticar e propor elementos teórico-metodológicos para o trato com o conhecimento da capoeira no currículo de formação profissional a partir da análise da realidade de experiências com esta manifestação cultural em espaços educacionais formais e não-formais do Brasil e do Exterior. Esses elementos teórico-metodológicos concebem a capoeira como práxis qualificada pela noção de complexo temático e articulam os fundamentos da pesquisa-ação com as possibilidades pedagógicas: experimentação, problematização, teorização e reconstrução coletiva do conhecimento. Esta pesquisa integra a Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes & Lazer (LEPEL) da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, cujo campo de interesse envolve problemáticas sobre formação de professores, prática pedagógica, trato com o conhecimento e políticas educacionais. Partimos de duas hipóteses que se articulam entre si. A primeira sustenta que o processo de internacionalização da capoeira vem promovendo expressiva movimentação de seus praticantes e contribuindo para a ressignificação dos seus códigos e valores. A segunda sustenta que o trato com o conhecimento da capoeira, no currículo de formação profissional, está submetido à lógica de organização do processo de trabalho pedagógico própria da escola capitalista, que assegura a sua reprodução através da formação de competências técnico-instrumentais e mentalidades conformadas. A pesquisa dividiu-se em quatro etapas articuladas entre si. As experiências analisadas expressam e muitas, freqüentemente, reproduzem, não mecanicamente, mas por mediações da prática pedagógica, as contradições sociais e a lógica destrutiva do capital evidenciando que, no trato com o conhecimento da capoeira, o significado que os sujeitos apreendem de suas práticas, emocionalmente compartilhadas, está vinculado à intensidade das interações e com a plenitude da experiência e, nessas práticas intersecionam, inequivocamente, as dimensões subjetivas, ético-políticas, históricas, culturais e econômicas da vida em sociedade. Com isso, aponta para o desafio de tratar o conhecimento da capoeira numa perspectiva auto-determinada, autônoma, solidária, reflexiva e crítica, e contribuir para a construção de um outro projeto histórico, para além do capital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTrato com o conhecimentopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTreating with knowledgept_BR
dc.titleO jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeiranapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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