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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorMelo, Caio Monteiro-
dc.creatorMelo, Caio Monteiro-
dc.date.accessioned2013-04-30T19:55:13Z-
dc.date.available2013-04-30T19:55:13Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10194-
dc.description.abstractEsta dissertação é um estudo sobre a construção do corpo e da imagem dos docentes da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS – elaborados nos estúdios de televisão como objetos de culto e espetáculo da sociedade contemporânea. A partir de documentos institucionais e bibliográficos, apresentei em um pequeno histórico a origem da universidade e os motivos que a levaram a optar pelo ensino a distância televisivo para assim compreender a perspectiva da instituição sobre o estúdio de televisão e a elaboração do corpo e da imagem de seu docente na teleaula. Como resposta, a universidade incentiva a produção e o aperfeiçoamento da imagem dos docentes, o que faz com base em valores culturais que primam pelo embelezamento do corpo contemporâneo, como produto televisivo a ser consumido por seus alunos. A partir de sinalizações como essas, mediante entrevistas feitas com um grupo de dez docentes, estes puderam expor suas opiniões sobre como se veem e se constroem nos estúdios de televisão e o que tal prática acarreta em sua vida pessoal, na glamourização e espetacularização de sua imagem. As “vozes” foram sistematizadas em grupos temáticos, nos quais demonstraram o estranhamento e o fascínio de se verem na tela e as diferentes possibilidades de aperfeiçoamento, desde as alterações simples do corpo como cuidados com vestuário, penteado, maquiagem, uso de cremes, hábitos de higiene e dietas, até alterações como aplicação de botox e cirurgias plásticas, sempre com o objetivo de embelezar e revitalizar a aparência. Sob o efeito de espetacularização da imagem na tela, os docentes relataram em suas experiências, o assédio e o fascínio por parte de seus alunos na idealização de sua imagem, hiperrealizada pelos efeitos da natureza técnica do estúdio de televisão. Entre os desejos de aperfeiçoamento do corpo e da imagem constatei que a preocupação da UNITINS com a aparência dos docentes é atribuída a uma adequação da universidade ao universo dos estúdios de televisão, de modo que essa não seja sua maior prioridade, sendo posto como mais importante a competência de seus docentes para a elaboração de conteúdos didáticos e a formação de seus alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEstúdiopt_BR
dc.subjectUNITINSpt_BR
dc.subjectSpectaclept_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectTelevision studiopt_BR
dc.titleAparências valorizadas e contornos sublinhados: a construção do corpo e da imagem do docente televisivo na Fundação Universidade do Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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