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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorColavolpe, Carlos Roberto-
dc.creatorColavolpe, Carlos Roberto-
dc.date.accessioned2013-04-30T17:02:38Z-
dc.date.available2013-04-30T17:02:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10177-
dc.description234 f.pt_BR
dc.description.abstractA tese trata do sistema de complexo “Sociedade-educação-esporte”, e analisa o trato desse conhecimento no currículo de formação de professores, para estabelecer relações e nexos entre o trabalho pedagógico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarização e o projeto histórico para reconhecer a proposição superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formação para a emancipação humana. A temática Sociedade foi analisada a partir das relações “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relações “capital-trabalho” que determinam a formação do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educação e na teoria do conhecimento que explica o que é o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas; Educação a partir das relações “capital-trabalho” e “trabalho-educação”, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organização do trabalho pedagógico; Esporte a partir das relações entre “sociedade-educação-esporte” e entre “competitivo-lúdico” que se expressam no currículo, no trato com o conhecimento, nos conteúdos e métodos, nos objetivos e avaliação. Este processo de análise, encontrado na literatura, da produção do conhecimento em dissertações e teses e dos programas dos cursos de educação nos permitiu a exposição: 1. do fenômeno social esportivo enquanto totalidade concreta identificado no trato do conhecimento na formação de professores e da singularidade dos processos histórico-sociais; 2. do trabalho pedagógico no tocante ao conhecimento do esporte no currículo de formação de professores. Este percurso possibilitou a apresentação de uma proposta para a organização do conhecimento em ciclos e a abordagem do conteúdo do ensino esportivo, nos Cursos de Formação de Professores em Educação Física, através do sistema de complexo “Sociedadeeducação- esporte” como contribuição teórica para a superação do conhecimento fragmentado, tratado em modalidades esportivas, a falta de relação e nexo entre o trabalho pedagógico e o projeto histórico nos Cursos de Formação de Professores de Educação Física no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEsportes - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectPhysical education - study and teachingpt_BR
dc.subjectKnowledge theory ofpt_BR
dc.subjectSports - study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysical education teachers – formationpt_BR
dc.titleSociedade, educação e esporte: a teoria do conhecimento e o esporte na formação de professores de educação físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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