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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.author | Colavolpe, Carlos Roberto | - |
dc.creator | Colavolpe, Carlos Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T17:02:38Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T17:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10177 | - |
dc.description | 234 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese trata do sistema de complexo “Sociedade-educação-esporte”, e analisa o trato desse conhecimento no currículo de formação de professores, para estabelecer relações e nexos entre o trabalho pedagógico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarização e o projeto histórico para reconhecer a proposição superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formação para a emancipação humana. A temática Sociedade foi analisada a partir das relações “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relações “capital-trabalho” que determinam a formação do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educação e na teoria do conhecimento que explica o que é o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas; Educação a partir das relações “capital-trabalho” e “trabalho-educação”, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organização do trabalho pedagógico; Esporte a partir das relações entre “sociedade-educação-esporte” e entre “competitivo-lúdico” que se expressam no currículo, no trato com o conhecimento, nos conteúdos e métodos, nos objetivos e avaliação. Este processo de análise, encontrado na literatura, da produção do conhecimento em dissertações e teses e dos programas dos cursos de educação nos permitiu a exposição: 1. do fenômeno social esportivo enquanto totalidade concreta identificado no trato do conhecimento na formação de professores e da singularidade dos processos histórico-sociais; 2. do trabalho pedagógico no tocante ao conhecimento do esporte no currículo de formação de professores. Este percurso possibilitou a apresentação de uma proposta para a organização do conhecimento em ciclos e a abordagem do conteúdo do ensino esportivo, nos Cursos de Formação de Professores em Educação Física, através do sistema de complexo “Sociedadeeducação- esporte” como contribuição teórica para a superação do conhecimento fragmentado, tratado em modalidades esportivas, a falta de relação e nexo entre o trabalho pedagógico e o projeto histórico nos Cursos de Formação de Professores de Educação Física no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Esportes - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação física - formação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Physical education - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Knowledge theory of | pt_BR |
dc.subject | Sports - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Physical education teachers – formation | pt_BR |
dc.title | Sociedade, educação e esporte: a teoria do conhecimento e o esporte na formação de professores de educação física | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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