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dc.contributor.advisorLuckesi, Cipriano Carlos-
dc.contributor.authorSilva, Dulciene Anjos de Andrade e-
dc.creatorSilva, Dulciene Anjos de Andrade e-
dc.date.accessioned2013-04-30T16:17:29Z-
dc.date.available2013-04-30T16:17:29Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10168-
dc.description290 f.pt_BR
dc.description.abstractO exercício docente permite constatar que, apesar dos onze anos de convivência com o processo de escolarização formal, os estudantes, ao chegarem à universidade,apresentam uma recorrente dificuldade com relação a sua expressão oral. Ao mesmo tempo em que busca os fundamentos epistemológicos, pedagógicos, lingüísticos e psicológicos das raízes deste problema, esta pesquisa procura compreender as relações entre atividades lúdicas e desenvolvimento da expressão oral. Possui, enquanto objetivo, investigar a relação entre ludicidade e desenvolvimento do potencial expressivo e comunicativo dos estudantes, ou, mais especificamente, compreender como ou de que forma uma prática pedagógica lúdica possibilita o desenvolvimento da expressividade destes indivíduos. Nas últimas décadas, psicólogos, psicanalistas, sociólogos e pedagogos têm-se debruçado à compreensão da importância da atividade lúdica na dinâmica do desenvolvimento global do indivíduo. Contextualizando algumas destas abordagens, utilizando as contribuições de teorias que inauguraram uma abordagem sistêmica de ser humano e da realidade e, ao mesmo tempo, relacionando os fundamentos psicossomáticos da expressividade pesquisados por Wilhelm Reich com o conceito de ludicidade apresentado por Cipriano Luckesi, esta pesquisa discute os alicerces de uma proposta pedagógica voltada para potencializar a expressão oral dos estudantes. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada uma metodologia fundamentada na pesquisa-ação,trabalhando-se empiricamente durante um semestre letivo com estudantes matriculados em Laboratório de Expressão Oral, disciplina até então integrante do currículo mínimo da graduação em Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. O estudo sinaliza que, ao possibilitar a vivência da dimensão totalizante do ser através da experiência integradora do sentir/pensar/fazer, a ludicidade constitui um valioso recurso para recriar nos estudantes a sua espontaneidade, a sua criatividade e autoconfiança e, desta forma, contribuir para que sua expressão oral possa emergir de forma mais inteira e mais significativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExpressão oralpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectWilhelm reichpt_BR
dc.subjectOral expressionpt_BR
dc.subjectWilhelm reichpt_BR
dc.subjectLudicitypt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.titleA ludicidade no desenvolvimento da expressão oral: uma experiência com estudantes da graduação em letraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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